
Toda a vingança tem o seu preço,
Tal como o modo como a vemos.
Sétimo romance do escrito José Rodrigues dos Santos, lançado à dois anos atrás (2009) pela Gradiva.
Eu quando li esta obra, pouco ou nada sabia sobre a cultura e religião muçulmana. Depois de ler este livro, entre outros, mudei um pouco a minha maneira de pensar sobre os mesmos.
Os principais protagonistas desta obra são: o mesmo de O Codex 632, A Fórmula de Deus e O Sétimo Selo, ou seja, estamos a falar do criptologista Tomás de Noronha; e o Ahmed, uma criança egípcia.
A estrutura do romance está dividida em duas partes intercaladas:
- Numa lemos sobre os acontecimentos à volta de Tomás de Noronha. Parece que a CIA recebeu mais um código que não consegue decifrar e a prioridade para decifrar é máxima, pois parece que vem da Al-Qaeda e ameaça ter a ver com mais um ataque terrorista. Tomás fará tudo para decifrar a tempo com a ajuda de uma bela agente da CIA.
- Noutra vemos a vida de Ahmed. Como disse, é uma criança egípcia, mas saberemos todo o percurso de uma vida, neste caso, da vida deste jovem. Desde cedo que esta criança vê a sua vida a ser baseada nos costumes do Islão com base do Alcorão e com a ajuda de Mullah Saad, este vê os costumes mais pacíficos. Mas com o crescimento, Ahmed conhece um novo professor, este já mais radical e extremista e dá a conhecer a outra interpretação mais radical e "à letra" do livro sagrado escrito pelo profeta Maomé sob o mandato do Deus Allah. Cabe agora ao jovem decidir qual o caminho que o seu coração lhe indica.
É por isso que eu digo que aprendi muito com este livro, tal como tenho aprendido sempre bastante com os romances do jornalista José R. dos Santos. De forma resumida e intuitiva, estão abordados os aspectos mais carismáticos desta religião e cultura, onde são também visíveis várias comparações com a vivida cá em Portugal.