15
Jun 11

 

A menina que vive o sonho!

 

 

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, mais conhecido apenas por Alice no País das Maravilhas, foi escrito por Charles Dodgson sob o pseudónimo de Lewis Carrol. Este é um poeta e matemático britânico que adorava contar histórias para a sua sobrinha. Esta chamava-se Alice.

Lewis Carrol adorava brincar com a sua língua materna, fazendo trocadilhos que só na própria lingua são compreendidos e perceptiveis, juntando brincadeiras matemáticas. Certo dia, alguém perguntou ou aconselhou a Lewis a publicar os seus contos que contava a Alice. Dito e feito, nasceu a sua primeira obra literária: Alice no País das Maravilhas.

 

Nesta obra, bastante animada e interessante, é-nos apresentada uma menina chamada Alice. Esta encontra-se a ouvir uma história onde como de repente persegue um estranho coelho branco que estava vestido e a olhar para o seu relógio de bolso. Esta persegue-o até à sua toca e entra quase como automáticamente para um mundo sonhador e imaginário, onde as leis da física e o mundo como conhecemos simplesmente deixa de existir.

 

Este livro, que foi passando de geração em geração desde 1864 sem nunca perder a sua força e magia, sendo considerado, na minha opinião, o livro mais intemporal alguma vez publicado. Pois foi lançado um primeiro manuscrito na data citada chamado Alice's Adventures Underground, onde pouco tempo depois foi editado com o dobro do seu tamanho original e com o recente título: Alice's Adventures in Wonderland.

 

Este livro teve mais de 23 adaptações ao cinema e à televisão, como uma série televisiva em 1986; mas as mais conhecidas foram: o filme de animação produzido pelos estúdios da Walt Disney em 1951 e o  mais recente filme produzido no ano passado por Tim Burton que conta com a participação Johnny Depp.

 


comentário:
Ainda não li o livro, mas conheço a historia através dos filmes, como quase toda a gente.
O filme original de animação é talvez bastante "infantil", mas o filme de Tim Burton, com a participação Johnny Depp está divertido e conta a historia para qualquer idade.
Amy Rose a 28 de Agosto de 2011 às 22:26

Banner
Mais Sobre Mim
Pesquisar