16
Jul 12

 

"As pessoas desistem de muita coisa para ter o paraíso" - Sully

 

Quem não conhece o senhor Nathan Drake?

Ele é o protagonista daquela série de joguinhos, não sei se conhecem, Uncharted: Drake's Fortune, Uncharted 2: Among Thieves, Uncharted 3: Drake's Deception (este último ainda tem a análise no forno... Eu sei que já devia estar a arrefecer há muito tempo, eu sei...) e o Uncharted: Golden Abyss para a nova consola portátil da Sony.

 

Como já se aperceberam, as coisas não ficaram por aí... Este tal que tem a mania que é engraçadinho também protagoniza uma aventura corrida em páginas em Uncharted: The Fourth Labyrinth. Lançado nos finais do ano passado, a Saída de Emergência sabe o que os leitores portugueses gostam. E graças à série Assassins Creed ficou provado que romances/novelas baseadas em personagens criadas para os videojogos, desde que com estórias bem contadas, é possível que sejam um sucesso.

 

E é assim que se apresenta o "caçador de tesouros" Nathan Drake, ou apenas Drake. Numa tentativa vertiginosa de escapar de vários soldados mercenários onde involuntariamente e derivado da circunstancia salvou uma bela menina. Tudo isto num surpreendente inicio de aventura digno de um inicio de um videojogo. Depois de Drake finalmente se encontrar sã e salvo, voa de novo, desta vez ao encontro do seu mais velho e melhor amigo. O também conhecidíssimo Sully, que parece estar com alguns problemas.

 

Parece que um antigo conhecido do Sully, também "arqueólogo" apareceu morto vitima de um homicídio e tudo indica que foi muito por culpa de uma grande descoberta. E claro que não. Nem o Sully nem o Drake vão descansar enquanto não descobrirem o que será que este defunto descobriu. Para isso estes dois nossos conhecidos precisam de ser ajudados pela bela (como não podia deixar de ser) e jovem Jada a filha do arqueólogo. Esta pode ser a chave para várias pistas que estes terão que desvendar. Viajarão por três mitológicos/reais labirintos construídos em tempos comuns mas comunidades e culturas distintas, mas o verdadeiro tesouro está num possível quarto labirinto. Se estiver. Não é surpresa nenhuma, que estes três aventureiros não estarão sozinhos. A pessoa que foi responsável pelo primeiro assassinato não irá descansar tão facilmente.

 

Qual a razão que vos fará comprar este livro, perguntam vocês?

 

E eu respondo dirigindo a minha opinião a dois tipo de públicos distintos: os que jogaram as aventuras na Playstation; e os que não.

Os que jogaram, e tem um certo gosto pela leitura, verão aqui um livro muito interessante sobre uma personagem que não deixa ninguém indiferente pelo seu humor mórbido nas mais caricatas situações. Novas informações sobre o passado do Drake são desvendadas são oficiais e aprovadas pela Naughty Dog, empresa que criou o universo de Uncharted. Não consigo "obrigar" no sentido de que vão aprender muito sobre as personagens, mas posso recomendar, pois não é difícil estar a ler este livro e pensar que estamos a jogar uma aventura deste herói.

Para os que não jogaram e pouco conhecem sobre Uncharted, posso dizer que este livro esforçasse também para vos agradar. Não contará absolutamente nada sobre aventuras passadas, mas também não vão com a personagem tão entranhada quanto aqueles que já a conhecem. Caso gostem de uma aventura, recheada de humor e momentos perigosos... Porque não?

 

Prós:

  1. Uma oportunidade excelente para quem não gosta apenas de jogar, mas também de ler umas páginas de vez em quando
  2. Nathan Drake e Sully continuam aqueles que conhecem
  3. Aventura rica em localizações e culturas

Contras:

  1. Cadê Elena Fisher e Chloe Frazer?
  2. Ainda mais do passado de Drake e Sully seria excelente

 

 

Sinopse:

 

No mundo antigo, havia um mito acerca de um rei, um tesouro e um labirinto infernal. Agora, as portas desse inferno voltam a abrir-se.

 

Nathan Drake, caçador de tesouros e aventureiro por natureza, foi chamado a Nova Iorque pelo homem que lhe ensinou tudo o que há para saber sobre o “negócio de aquisição de antiguidades”. Mas agora é Victor Sullivan que precisa da ajuda de Drake. Um velho amigo de Sully, arqueólogo de renome mundial, acaba de ser encontrado assassinado em Manhattan. Esquivando-se aos assassinos, Drake, Sully, e a filha do falecido arqueólogo, Jada Hzujak, apressam-se a sair de Nova Iorque para as escavações subterrâneas que decorrem no Egipto e na Grécia. O seu objectivo: desvendar um mistério antigo relacionado com a alquimia, procurar três labirintos há muito desaparecidos, e encontrar a descoberta assombrosa que fez com que o pai de Jada fosse assassinado. Aparentemente, foi construído um quarto labirinto noutro lugar e noutra cultura – onde se esconde a chave para um poder e riqueza inimaginável. Um aterrorizante exército de guerreiros perdidos guarda este labirinto subterrâneo. Assim como uma criatura misteriosa. E o que o espera do outro lado – se Drake conseguir manter-se vivo – é tanto um tesouro como uma maldição, um paraíso e um inferno.

 


Banner
Mais Sobre Mim
Pesquisar