07
Jan 12

 

"A Amizade é Sem Dúvida a Forma Mais Frequente de Amor"

-Lisbeth Salander-

 

Esta colecção que a imagem vos mostra foi a que comprei ao adquirir esta trilogia. Ao principio estava um pouco com o pé atrás em relação à ideia de comprar esta colecção que eu tinha para mim como uma colecção que era muito famosa, mas muito por conta da prematura morte do seu escritor.

 

Claro, estava errado. Li os três livros em tempo quase record, mas não seguidos. Muito resumidamente, estes três livros relatam investigação jornalistica juntamente com o poder que um bom hacker informático pode ter. E com uma ideia supostamente básica, nasce a trilogia dos nossos tempos, actual, alucinante e real.

 

O escritor desta trilogia, Stieg Larsson (Karl Stig-Erland Larsson) nasceu na Suécia em 15 de Agosto de 1954 e foi durante a sua vida profissional um jornalista e activista político. Criou a revista EXPO e através dela denunciou vários grupos neonazis, racista e xenofóbicos e consequentemente recebeu inúmeras ameaças de morte por parte dos mesmos. Foi também co-autor do livro Extremhögern, um livro que retrata como se organiza e trabalha a extrema direita do seu país.

Morreu a 9 de Novembro de 2004 prematura de ataque de coração. Muitos acreditam que esse mesmo ataque foi induzido, devido às tais inumeras ameaças de morte pelo seu trabalho em desmantelar estes grupos, mas até à data nunca nada foi provado.

 

Antes de morrer, Stieg Larsson escreveu estes três livros desta trilogia chamada Millennium e entregou os manuscritos desta trilogia à sua editora. Mas acontece que este morreu antes da editora ter lançado os livros para o mercado e ver o sucesso que a sua série trouxe. Tudo indica que a série Millennium tinha sido planeada para completar um conjunto de dez livro, ao invés de três, mas devido à prematura morte do escritor tal não foi possível. Muitos perguntam-se como acabaria a estória da extravagante Lisbeth ou do jornalista Mikael mas parece que os planos para estes foram interrompidos.

 

Stieg Larsson deixou o mundo mas não sem lhe deixar uma cicatriz. E essa cicatriz é registada como Millennium. Uma série, como já tinha dito, planeada para ser composta por 10 livros, mas ficou reduzida a 3.

 

Esses três livros são: Os Homens Que Odeiam As Mulheres; A Rapariga Que Sonhava Com Uma Lata De Gasolina E Um Fósforo e A Rainha No Palácio Das Correntes de Ar, títulos em português. 

São três livros fortes e poderosos. Livros cujas intensões são representar a realidade alternativa de muita gente... Realidades essa bastantes "anormais" mas de todo plausíveis e credíveis. Juntando a um conjunto soberbo de personagens bastantes carismáticas, reais e vivas. O título Millennium foi o escolhido, pois a revista criada pelo protagonista da série Mikael Blomkvist, juntamente com Erika Berger será o palco da maioria das acções de toda esta novela. Outra personagem bastante apreciada pelos fãs de Millennium é a anti-social, extravagante, e com um passado que fará sentir pena: Lisbeth Salander.

 

Não querendo falar muito dos livros, pois já foram comentados neste mesmo Blog, falo-vos desta colecção que comprei, composta pelos três livros (não são as edições de bolso) e uma simpática caixa arquivadora onde guardarão e estimarão a vossa colecção. O preço é compensatório, fazendo contas a que se comprássemos os três livros em separado e sem a caixa sairia uma colecção um pouco mais cara. Mesmo assim não é de todo barata: 49,90€ P.V.P.; mas uma boa compra para o caso de terem cupões de desconto ou algo semelhante.

 

Os livros já tiveram também direito à adaptação ao cinema. Na Suécia estrearam os três filmes, cada um correspondente a cada filme, mas David Fincher ambiciona ir ainda mais longe na realização do filme baseado no primeiro livro da trilogia com o filme The Girl With A Dragon Tattoo que estreará cá em Portugal no próximo dia 19 deste mês. Ainda não vi nenhum, mas depois de ver o filme vindo de Hollywood, alugarei também as versões suecas.

 

 

Todas as informações mencionadas sobre o escritor Stieg Larsson foram retiradas dos sites pt.wikipedia.org/wiki/Stieg_Larsson e do en.wikipedia.org/wiki/Stieg_Larsson

Publicado Por ChadGrey às 13:29

Banner
Mais Sobre Mim
Pesquisar