31
Dez 11

 

Do Produtor Executivo da Série 24, 

Nasce 48 sem Jack Bauer

 

Howard Gordon foi argumentista e produtor executivo de duas séries que marcaram fortemente o passado da televisão e estamos a falar da série protagonizada pela dupla Fox Mulder e Dana Scully: Ficheiros Secretos e a série protagonizada pelo agente da CTU (Counter Terrorist Unit) Jack Bauer: 24. Este é o seu primeiro livro, lançado nos Estados Unidos este ano com o nome Gideon's War e a editora Porto Editora fez um excelente trabalho de resposta em trazer este livro para o mercado português quase imediatamente. Primeiro livro deste agora escritor, O Obelisco será mesmo uma espécie de Ficheiros Secretos ou 24 em livro, ou este optou por navegar noutra maré?

 

Não, parece mesmo 24, mas sem Jack Bauer.

Gideon Davis é quem dá a cara neste livro. Este é conhecido mundialmente por resolver uma panóplia de conflitos diplomáticos sem nunca usar o recurso a armas de fogo ou sem usar simplesmente o recurso à violência.

Durante uma cerimónia de condecoração presenciada pelo próprio presidente dos Estados Unidos da América, Gideon foi convidado para mais uma missão, convocada pelo seu tio adoptivo Earl Parker que trabalha no Departamento de Segurança do Estado. a sua missão é simples: Encontrar o terrorista Abu Nasir e negociar tréguas com este a fim de conquistar a Paz, mais uma vez sem o recurso de uma guerra dispendiosa tanto em recursos materiais como humanos.

 

Como se não bastasse, tendo em conta que em menos de 24 horas atrás se encontrava em perigo de vida que habilmente se livrou e completou a missão, teria também um curto prazo de 48 horas. A verdadeira pergunta é: Quem é Abu Nasir e o que é que ele pretende? Para responder a essas perguntas, Gideon teve imediatamente que viajar para Mohan onde se encontra a organização terrorista liderada pelo Abu, mas a viagem não correu tão bem como poderiam desejar, pois foram alvo de uma emboscada por muçulmanos agrupados à Jihad. Apenas Gideon sobrevive, utilizando métodos a que se obrigou a aprender para resistir à ameaça, mas continuando a respeitar os seus princípios de não fazer uso da violência.

 

Entretanto, Abu Nasir já não se encontra em Mohan, mas sim no Obelisco (nome da plataforma petrolífera mais cara do mundo e que pertence aos Estados Unidos da América). O objectivo deste terrorista é fazer uma proposta aos EUA para fazer com que estes tirem as suas tropas do seu território, ou este ameaça implodir com esta plataforma que custou Biliões ao país Norte Americano e que custaria muito mais se fosse destruído. Gideon tem que encontrar o terrorista o mais depressa possível para saber verdadeiramente quem é esta pessoa, e o que é que ela realmente pretende.

 

Como disse, não foge muito daquilo que foi a série 24, ou seja, não leremos nada de realmente novo, para além dos métodos usados pelo herói deste livro que é exactamente o oposto dos abordados pelo Jack na série 24. Um livro interessante também pois toda a tecnologia e tácticas apresentadas neste exemplar são as conhecidas e usadas nos dias de hoje, também para conhecer um pouco da cultura hindu e muçulmana de Mohan, tal como localizações detalhadas de tal modo que desejaremos pesquisar um pouco algumas imagens dos sítios orientais descritos no livro.

 

Prós:

  1. Leitura fácil e fluida
  2. Constantes Twists imprevisíveis (apesar doutros nem tão imprevisíveis quanto isso)
  3. Tema actual e real
  4. Rápida e boa tradução do livro para português

Contras:

  1. Personagens gémeas da série 24
  2. Livro curto, mas mesmo assim com algumas situações "repetidas"

 

Sinopse:

 

No Sultanato de Mohan, no Mar da China, uma temível organização terrorista encabeçada por Abu Nasir tem gerado o caos para impor o seu poder no território.
Gideon Davis, homem de confiança do presidente norte-americano, responsável pela resolução de vários conflitos diplomáticos um pouco por todo o mundo, é enviado para a região para fazer aquilo que melhor sabe: resolver o conflito sem recorrer às armas.


Era apenas mais uma missão até que Abu Nasir toma de assalto o Obelisco - uma importante plataforma petrolífera -, ameaçando implodir a estrutura no espaço de 24 horas caso as suas pretensões não sejam atendidas.
Desta vez, para manter a paz, Gideon tem de criar uma guerra.

 

Publicado Por ChadGrey às 15:38

Banner
Mais Sobre Mim
Pesquisar