10
Ago 11

 

Depois da descoberta,

Nasce a Conspiração

 

Deception Point, título original no país de origem, foi lançado em 2001 e escrito pelo já nosso conhecido Dan Brown.

Dan Brown é já conhecido pela polémica gerada nos seus romances, tanto nas questões políticas, filosóficas, religiosas e até educacionais. No entanto quando leio um livro deste artista, não vejo polémica nenhuma e apenas aprendo o que com várias horas de pesquisa e fontes credíveis fizeram para nascer este exemplar. Nunca detectei em tempo algum parcialidade por sua parte, apenas pontos de vista e interpretação.

 

Resumidamente, este conto aborda a NASA quase como uma personagem do livro, pois encontra-se numa fase complicada e onde o orçamento anual de quinze biliões de dólares (é verdade... Metade desse dinheiro tiraria a Europa e metade do continente africano da pobreza e crise financeira) parecem ser cada vez mais injustificados principalmente na época em que vivemos.

 

Estados Unidos da América está em campanha eleitoral para eleger um novo presidente para a administração do país. De um lado temos o Presidente Herney que se recandidata ao cargo, e o senador Sexton. O primeiro confessa ter uma paixão pessoal pelo trabalho da NASA, defendendo que não deveremos olhar a custos no que diz respeito à exploração espacial e novas descobertas; já o segundo concorda que a NASA é um enorme peso para os contribuintes e que deveria ser privatizada ou por preços praticados de modo a ser concorrencial com outras empresas privadas. Como disse, está aqui a mesma questão bastante abordada no livro por dois pontos de vista distintos, daí a não ser perceptível a opinião pessoal do escritor.

 

Mas parece que há algo descoberto que abalará não só com a reputação da NASA, como com toda a humanidade. A NASA descobrir algures na Antárctida enterrado vários quilómetros abaixo do gelo um meteorito. Até aí tudo muito bem, não fosse o meteorito ser possuidor na sua crosta de fósseis de vida extraterrestre. Depois desta descoberta e de ter sido comunicada ao povo, aos poucos vêm-se a descobrir que o meteorito pode ter muita mais estória para contar.

 

Um livro, sem dúvida alguma, altamente recomendado a todos os que gostam de mistério, intrigas e alguma ciência, que pode não ser básica mas não faltam meios auto-explicativos na obra. Um dos livros que mais prazer me deu ler deste escritor.

Publicado Por ChadGrey às 01:43

2 comentários:
São nestes tipos de livros que encontro e aprendo muitas coisas interessantes, que de outra forma poderia achar aborrecido. Aprende-se e retém-se mais em 500 paginas de um livro do que em muitas aulas da nossa vida.
O forte dilema da exploração espacial e da vida extraterrestre, parece-me um assunto interessante de ver como este autor aborda.

A ler em breve (alguns meses) ;)
Amy Rose a 2 de Outubro de 2011 às 00:29

Sim... Alguns meses... HEHEHHE!

Sim, é bastante interessante. E fala também muito de biologia marítima, mais sobre a vida em condições extremas.
ChadGrey a 14 de Outubro de 2011 às 12:24

Banner
Mais Sobre Mim

Ver

Seguir

2 seguidores

Pesquisar