29
Jun 11

Estive a pesquisar e a ver se descobria mais sites dedicados a videojogos em português (que só conheço dois) e descobri um, que não é português mas sim do Brasil, mas achei interessante: UOL Jogos.

Neste site encontrei uma galeria de 40 imagens de jogos diferentes com uma pequena descrição sobre o tema: Homossexualidade nos Videojogos. E achei interessante. Há sempre todo o tipo de temas sobre videojogos: "Top jogos com melhores gráficos", "Jogos: Brincar ou para levar a sério", entre outros; mas nunca abordando o sempre polémico tema da homossexualidade.

Neste meu primeiro artigo abordarei dez jogos com uma pequena descrição contextualizado ao tema. Não é um Top e a ordem foi escolhida meramente ao acaso.

 

SimCopter


 

SimCopter é um jogo para o computador lançado pela Maxis em 1997. Neste jogo, Jacques Servin pôs cenas de beijo entre pessoas do mesmo sexo. Quando o director da Maxis descobriu, despediu Jacques. Este ainda alegou ter sido uma falha na programação, mas sem efeito. Eu joguei ao jogo, e confesso que não me recordo de encontrar este acontecimento que custou o emprego a um funcionário da Maxis.

 

 

Playboy The Mansion

 

 

Este jogo está disponível para computador, Playstation 2 e XBox. Neste jogo vestimos a pele do famoso Hugh Hefner. Nele teremos de construir o império da Playboy, começando com uma modesta casa, e à medida que concluímos as missões propostas, vamos expandido a famosa Mansão da Playboy. Neste jogo teremos também liberdade para seduzirmos, como é óbvio, as coelhinhas da Playboy. O que não é de esperar, mas é possível, é que também é possível seduzir os amigos da casa.

 

Dragon Age: Origins

 

 

  

Neste RPG da BioWare, lançado para computador, Playstation 3 e XBox 360, o jogador tem a liberdade de desenvolver um romance. Acontece que este romance pode ser desenvolvido com ambos os sexos. Tendo em conta que o jogo se desenrola na época medieval, onde tudo o que lemos e vemos em relação a esta época histórica representa sempre uma postura e actividade heterossexual, fazendo desta possibilidade neste jogo uma prática polémica.  

 

Fable

 

 

Fable viu a sua aventura na plataforma XBox e computador. É um jogo bastante bem conseguido, inovador e polémico. Neste jogo temos várias opções durante toda a aventura, que tem início desde crianças, e vê o seu fim quando já somos adultos. As nossas escolhas e comportamentos durante o jogo será reflectido no final, trazendo resultados diferentes. No entanto este jogo não é polémico por isso, mas sim por ser o primeiro jogo onde é possível se casar com alguém do mesmo sexo.

 

Canis Canem Edit (Bully)

 

 

Mais um jogo polémico, como não poderia deixar de ser vindo de onde veio (RockStar). Este jogo é o que, na minha opinião, considero mais polémico em todos os sentidos. Cada movimento, cada acção, cada opção escolhida neste jogo pode ser motivo para nova polémica. Mas, para o tema em questão saliento apenas a opção que a RockStar permite de o nosso jovem Jimmy beijar tanto raparigas... como rapazes. Cabe a nós jogadores escolhermos a orientação sexual do nosso jovem estudante Jimmy. Este jogo está disponível para computador, Playstation 2, XBox360, Nintendo Wii.

 

Super Mario Bros. 2

 

 

QUÊ?!?! Super Mario Bros. com referências homossexuais?!?! Não pode ser...

Têm razão, não é uma referência homossexual, mas acho que merece destaque neste artigo. Este jogo saiu na Nintendo Entertainment System e tinha uma personagem chamada Birdo. Birdo era uma criatura do sexo masculino que sempre sonhou ser mulher. E sim, conseguiu tornar-se do sexo feminino até o jogo Smash Bros. Brawl arruinar o seu sonho, pondo-a(o) do sexo Indeterminado... Coitada(o) da(o) nossa(o) Birdo. Para quem não sabe, este é a(o) Birdo: 

  

Grand Theft Auto IV: The Ballad Of Gay Tony

 

 

Mais um jogo da RockStar. Grand Theft Auto IV: The Ballad Of Gay Tony é um DLC que saiu para o GTA IV. Neste, apesar de não o controlarmos directamente, podemos dizer que o protagonista é o Anthony "Gay Tony" Prince e, claramente, a sua orientação sexual é mais que explicita e dedicada. O que não deixa de ser um excelente episódio a não perder.

 

Final Fantasy IX

 

 

Final Fantasy IX. Um dos melhores RPGs da SquareSoft (agora Square Enix) lançado em exclusivo para a Playstation One. Neste jogo o nosso protagonista chama-se Zidane e o nosso maior vilão é Kuja. A primeira vez que joguei Final Fantasy IX, fiquei convencido de que Kuja seria, simplesmente do sexo feminino. Não só pelas vestes que o acompanha, como também pelas falas dele, que eram bastante femininas... Há pouco tempo, para relembrar este excelente RPG tive uma revelação que me escapou na primeira vez que o joguei: Kuja é do sexo masculino! Não é por isso que deixa de ser um vilão de respeito e que ficará para sempre na história. Eu sei também que não há, no entanto, provas da sua homossexualidade, mas há indícios que não respeita as mulheres e as abomina. 

 

Metal Gear Solid 2: Sons Of Liberty

  

 

Hideo Kojima é, a meu ver, a mente dois passos à frente na criação de videojogos e a prova disso está na sua série mais famosa: Metal GearSolid. Neste jogo defrontamos o imortal Vamp. Quem jogou Metal Gear Solid 4 não se esquece de uma das batalhas mais épica dos videojogos onde estiveram envolvidos Vamp e Raiden. Pois bem, muito resumidamente, Vamp é bissexual assumido e Raiden sempre deixou vários traços "indefinidos" onde Hideo deixa claramente ao critério do jogador a interpretação que desejar. Uns dizem que é homossexual, e outros dizem que é heterossexual; uma percentagem menos diz que é bissexual e os famosos Trolls dizem que Raiden é transexual. No entanto, o Major Raikovque apareceu também em Metal Gear Solid 3: Snake Eater, que suspeito que seja parente de Raiden, teve relações homossexuais com o General Volgin (Coronel Volgin em Inglês).

 

The Sims 

 

 

The Sims foi o fenómeno em todos os sentidos. O mais curiosos fenómeno foi a quantidade de mulheres que este jogo conseguiu "puxar" para o modo de divertimento que é jogar um jogo. A minha irmã jogava este jogo. Tinha o casal dela, e eu tinha o meu na mesma cidade. Acontece queenquanto eu jogava vi o homem do jogo da minha irmã e disse para mim: "Espectacular, dá para interagir com o boneco que a minha irmã criou", e foi o que fiz. Acontece que, em vez de tentar arranjar amizades com bonecos pré-definidos do jogo, mal por mal fiz com o boneco que a minha irmã criou, até certo dia que, ao clicar em cima do boneco para escolher a função pretendida apareceu uma que até então não tinha aparecido: "Beijar". A título de curiosidade, claro, escolhi essa opção e, eles beijaram-se. Confesso que fiquei chocado pois desconhecia por completo essa opção. Mas continuei a jogar até que apareceu uma opção nova: "Convidar para morar junto" (se não me falha a memória). Caso estivesse aflertar com uma mulher, a opção que apareceria seria a de "Pedir em Casamento". Foi com o The Sims que assisti à primeira relação homossexual num jogo.

 

Com isto termino a minha lista, deixando apenas mais três rápidas referências:

  • Star Wars: Knights Of The Old Republic faz referências que a personagem juhani seja a primeira personagem homossexual da saga de Star Wars
  • God Of War III assistimos a Afrodite a ter relações com mais duas mulheres
  • Killer 7 podemos conhecer o Kevin Smith que é homossexual e sabemos que no passado ele matou o seu amado
Espero que tenham gostado, não tenho nada contra a homossexualidade e qualquer interpretação contra qualquer orientação sexual não é da minha parte. Caso tenham mais sugestões, digam e comentem.

 

Publicado Por ChadGrey às 09:50

2 comentários:
Apesar de não ser jogadora, achei este artigo bastante interessante.
Amy Rose a 14 de Setembro de 2011 às 21:05

Também achei que era um tema bastante interessante de se abordar, como é muito pouco falado, mas tem as suas curiosidades.
ChadGrey a 15 de Setembro de 2011 às 13:57

Banner
Mais Sobre Mim
Pesquisar